O glaucoma é uma doença ocular que provoca lesão no nervo óptico, de caráter progressivo, podendo levar à cegueira. Na maioria dos casos, vem acompanhado de pressão intraocular elevada, mas pode ocorrer glaucoma de “baixa pressão”. A pressão intraocular se eleva devido à obstrução do escoamento de um líquido que existe dentro do olho, chamado humor aquoso. A predisposição genética é a principal causa do Glaucoma (conhecido como primário). Existe o Glaucoma secundário causado por fatores externos, como traumas oculares, uso excessivo de medicamentos com corticoides, idade avançada, diabetes e grau elevado de miopia. O Glaucoma é uma doença assintomática no início. Em fases mais avançadas, atinge primeiro a visão periférica e depois o campo visual começa a estreitar progressivamente até se transformar em visão tubular. Por isso, é importante manter acompanhamento periódico com um oftalmologista para exames de rotina. Principais tipos de Glaucoma: glaucoma de ângulo aberto, glaucoma de ângulo fechado, glaucoma congênito.

TRATAMENTOS

Os tratamentos para Glaucoma visam estabilizar a pressão intraocular, que pode ser reduzida através das seguintes formas:

• Tratamento clínico (Colírios e também comprimido);
  • Tratamento com laser para alguns tipos de glaucoma;
  • Cirurgia filtrante de glaucoma.
Nos casos mais avançados, é necessário realizar a cirurgia de drenagem. Tal procedimento, geralmente é realizado quando a terapia clínica e com laser falham em controlar a pressão adequadamente. Prevenção é a única maneira de impedir a perda de visão com glaucoma.