A córnea é uma estrutura transparente, quase esférica e regular, localizada na parte externa do olho. Além da função protetora, ela desempenha um papel fundamental na formação das imagens, pois funciona como uma lente que direciona os raios luminosos que chegam ao olho. Qualquer distorção na córnea causa redução na qualidade da imagem que chega à retina. É composta por células, proteínas e líquido. A córnea parece frágil, mas é quase tão resistente quanto uma unha. No entanto, é muito sensível ao toque. As doenças ou lesões da córnea podem causar dor, lacrimejamento e diminuição da nitidez da visão.

PRINCIPAIS PROBLEMAS

Olho seco: É um termo usado para descrever um grupo de diferentes doenças e condições que resultam na umidade e lubrificação inadequadas do olho, por baixa produção de lágrimas ou por má qualidade do filme lacrimal. Há várias anormalidades diferentes que podem causar o olho seco, tais como diminuição da produção de lágrimas, evaporação excessiva, problemas com o piscar, etc. Existem várias causas do olho seco: o ambiente, queimaduras químicas, medicamentos, lentes de contato, idade avançada, doenças sistêmicas (como diabetes) ou imunológicas (como síndrome de Sjögren), disfunções hormonais (como menopausa), lesões das glândulas lacrimais. Os sintomas do olho seco são irritação, sensações de ardor, prurido e peso sobre as pálpebras, sensação de areia e/ ou de um corpo estranho, sensibilidade à luz, lacrimejamento. O tratamento do olho seco depende da causa. As lágrimas artificiais são o tratamento mais utilizado e eficaz, independentemente da causa do olho seco. Existem outros tratamentos aplicados a casos mais severos e refratários ao uso de lubrificantes convencionais, como: uso tópico (colírio) de imunomodulação local para estimular a produção lacrimal, oclusão do ponto lacrimal (plug lacrimal) e Soro Autólogo.

Úlcera de Córnea: É uma ferida aberta na superfície da córnea, como uma erosão. Pode atingir somente a camada mais externa da córnea, o epitélio, mas também pode ter maior penetração até as camadas mais profundas. Pode ser provocada por trauma, infecção, uso inadequado de lentes de contato, deficiência nutricional. Provocam vermelhidão, dor, sensação de corpo estranho, desconforto, hipersensibilidade à luz intensa e maior secreção lacrimal. A opção de tratamento pode variar desde tratamento clínico não intervencionista com antibióticos, lubrificação intensa, curativo oclusivo e lente de contato terapêutica, a procedimentos cirúrgicos, como recobrimento conjuntival e tarsorrafia (fechamento parcial das pálpebras). O diagnóstico precoce e tratamento adequado são fundamentais para evitar a propagação da infecção e complicações graves, com risco de perda visual irreversível.

Ceratocone: O ceratocone consiste numa alteração progressiva do formato da córnea, fazendo com que se torne irregular e com formato de um cone, causando dostorção das imagens. As causas específicas ainda não são conhecidas, mas a origem mais provável é a genética. Os pacientes que apresentam predisposição e tem o hábito de coçar os olhos, geralmente vão ter uma doença mais precoce e mais avançada. A doença geralmente começa entre os 10 e 25 anos de idade. Em mais de 90% dos casos o ceratocone acomete os dois olhos, entretanto, um dos olhos geralmente é mais afetado que o outro. O principal sintoma é a piora da visão, associada a presença de miopia e astigmatismo progressivos. De acordo com o estágio da doença, a prescrição de óculos e lentes de contato podem ser suficientes. As lentes de contato (LC) rígidas ou gelatinosas especiais costumam propiciar boa visão, pois simulam uma nova superfície corneana regular. A evolução da doença pode levar o paciente a necessitar de um procedimento cirúrgico como anel intracorneano (Anel de Ferrara). O transplante de córnea é realizado somente em 10% dos casos, quando a progressão provoca cicatrizes corneanas ou quando a visão não é satisfatória com os tratamentos anteriores. O diagnóstico precoce do Ceratocone é muito importante, pois, com o controle da alergia ocular e a indicação de procedimentos que aumentam a rigidez da Córnea (Crosslinking), conseguimos evitar a progressão da doença