Catarata consiste na perda de transparência do cristalino, lente situada atrás da íris (parte colorida do olho), seja ela congênita ou adquirida, independente de causar ou não prejuízos à visão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa.

A Catarata costuma se desenvolver lentamente. Em sua fase inicial, somente pode ser diagnosticada pelo oftalmologista por meio de exames clínicos.

A Catarata pode ocorrer em um ou em ambos os olhos. Os principais sintomas da catarata são:

• Sensação de visão embaçada
  • Maior sensibilidade à luz
  • Alteração contínua da refração (grau dos óculos)
  • Espalhamento dos reflexos ao redor das luzes
  • Percepção que as cores estão desbotadas

A catarata pode ser congênita ou adquirida. A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil. Porém também pode estar associada a certas doenças sistêmicas (ex. Diabetes Mellitus), oculares (ex. uveíte), tabagismo, alcoolismo, secundária ao uso de certos medicamentos (ex. corticoides) ou a trauma ocular

TRATAMENTO

O procedimento cirúrgico é o único tratamento para a Catarata. A cirurgia da catarata consiste da remoção do cristalino opaco e sua substituição por uma prótese transparente (lente intraocular) para possibilitar melhor passagem dos estímulos luminosos. É um procedimento microscópico seguro e, após a cirurgia, a alta acontece no mesmo dia.